O que é um Softswitch? É a inteligência e coração do negocio de Telefonia
O Softswitch é a inteligência e coração do negocio de Telefonia. É um software que controla: 1) As rotas das ligações em forma dinâmica, 2) A sinalização das ligações, 3) Os elementos de rede (equipamentos, aplicativos de interconexão de voz, ATAs, IP phones) da Operadora ou Provedor de Internet (ISP) e na ponta do cliente, 4) O Billing das ligações e 5) Os modelos de negócios de Telefonia da Operadora ou Provedor de Internet (ISP).
Os protocolos de sinalização utilizados podem ser: SIP, SIP-I, SS7-SIP, etc. Em alguns casos a sinalização ou funcionalidade de conversão (mudança de protocolos: SIP-I para SIP ou SS7 para SIP) esta incluída no Softswitch ou dentro do sistema operativo (OS) do MediaGateway, que muda o protocolo nas chamadas originadas em IP para terminar em rede publica, nas chamadas originadas na rede publica para terminar em IP ou nas chamadas IP para IP, utilizando do lado IP o protocolo SIP de VoIP (Voz over Internet Protocol).
Os Softswitches VoIP podem ser classificados em sistemas Classe 4 e Classe 5. Os Softswitches usados para trânsito de tráfego VoIP entre operadoras são geralmente chamados de Softswitches Classe 4. A principal função do Softswitch Classe 4 é o roteamento de grandes volumes de chamadas, além do Billing/Precificação.
Os Softswitches Classe 5 ou Centrex se utilizam para o atendimento dos assinantes ou usuários finais da Operadora. São caracterizados por serviços inteligentes para clientes empresariais ou usuários finais, como PABX IP na Nuvem, os quais incluem: Call Forwarding, Conference Call, Voice-Mail, Video Chamadas, Gravação de Ligações, etc.
Veja no gráfico acima, a imagem de rede e nos ícones vermelhos o Softswitch VSC (Classe 4) e o Centrex PABX IP MultiEmpresas (Classe 5) gerenciando os elementos de rede e as rotas de terminação. Também o SBC SIP-I, SIP para interconexão de ultima milha com as operadoras concessionarias ou incumbentes e firewall, o BDO de Portabilidade Numérica e o Modulo DETRAF para co-billing com as operadoras de interconexão.
O Softswitch também controla o Billing das ligações ou CDRs (Call Detail Records ou Detalhes das ligações: numero de originação, numero de destino, tempo da ligação, variáveis de configuração de billing, etc.). E nas melhores soluções de Softswitch proprietárias incluem a Precificação dos CDRs em Tempo Real com Tabelas de Preço de qualquer destino A-Z de chamadas locais, DDD ou DDI, mobile e fixo.
Na funcionalidade de Billing do Softswitch, ele também controla os Modelos de Negócios da Operadora ou Provedor de Internet com seus clientes finais empresas ou indivíduos, como: Originação 0800, Pré-pago, Pós-Pago, Credito Limitado, Revenda com Distribuidores, ANI Recognition, etc.
A exatidão no Billing em Tempo Real no Softswitch é de máxima importância, já que as ligações que passam pelo Softswitch e rede da Operadora tem que poder ser faturadas e coletadas em um 100 %, e ser controladas em tempo real via web uma vez desligada a chamada. Muitas plataformas de Softswitch não possuem esta funcionalidade de precificação em tempo real dentro do Softswitch e não são exatas no Billing quando o volume de ligações é alto.
Os melhores Sofswitches Classe 4 e Classe 5 do mercado possuem Relatórios, Dashboards e Logmons em Tempo Real para poder controlar as chamadas em andamento, chamadas completadas, chamadas não atendidas, CPS (Calls per Second ou Chamadas por Segundo), Chamadas Simultâneas, medir o ACD (Average Call Duration ou Tempo Médio das Ligações), o ASR (% de Completamento das Chamadas por Rota de Terminação), Consumos de Chamadas em R$, Saldo de R$ Credito, Detalhe de CDRs de um período determinado, gráficos em tempo real, etc. para um melhor controle, possibilitando uma melhor toma de decisões da Operadora na gestão do seu negocio de voz.
Os Softswitchs também podem ser integrados através de APIs a softwares ERP e CRM das Operadoras, para a gestão de usuário final, numeração, franquia de consumo mensal, faturamento dos CDRs já precificados, cobrança, reportes, etc.